22 Itens proibidos para microondas

Muito cuidado! Alguns de tão perigosos, podem explodir sua cozinha.

1. Plásticos
Não é qualquer vasilha de plástico que poderá ser utilizada para aquecer alimentos, principalmente aquelas coloridinhas, bonitinhas, frágeis e baratinhas. E mesmo as mais resistentes, como por exemplo aquelas tampinhas que evitam sujeira, corre-se um grande risco em relação à sua saúde!
Algumas pesquisas constataram que plásticos não são indicados para o uso em microondas, pois quando aquecidos, liberam substâncias como o BPA (bisfenol-A) que são cancerígenas, por conterem uma substância tóxica que desprende da embalagem passando para o alimento. Use recipientes de vidro ou louça, e no caso da tampinha que protege contra a sujeira, coloque papel toalha.
Isso também serve para as mamadeiras, atenção mamães e papais, isso é muito sério.

2. Embalagens de Isopor
Aquela que você passa no supermercado e compra umas comidinhas para seu jantar, sabe? Se sabe, trate de esquecer! Passe para outro recipiente, um prato, por exemplo, senão vai comer comida com isopor junto de outras substâncias extremamente nocivas ao organismo.

3. Alumínio
Metal e microondas, não combinam! Se tentar a sorte poderá iniciar um incêndio dentro do microondas. Isso vale para garfos, facas, colheres…

4. Embalagens de Comida Chinesa
Existem algumas embalagens para deliveries, principalmente comida chinesa, com metal, aí você já sabe, sem microondas, tá?

5. Louça com detalhes dourados/prateados
Usar louça é o ideal, mas tem um porém, não pode ter detalhes dourados, nem prateados, pois eles normalmente são feitos com tinta metalizada, ou ouro/prata, aí pode sair faísca. E isso você já sabe né? Metal e microondas não combinam.

6. Vidros não-refratários
Hoje praticamente todos os vidros vendidos são refratários (capazes de aguentar altas temperaturas), mas se por acaso tiver algum que não seja, use-o somente para aquecer rapidamente, pois ele pode estilhaçar se deixar por mais tempo.
Lembrando sempre, assim como a louça, os vidros não podem ter nenhum detalhe metálico.

7. Cristais
Sério, pra que esquentar seus cristais? São muito frágeis!

8. Acrílicos
Além de ser feita com material plástico (fazendo mal a sua saúde), irá acabar por estragar a vasilha, pois vai ficar opaca, rachando por dentro e envelhecendo, ou seja, não vale a pena levá-la ao microondas.

9. Embalagens de Iogurte, Margarina, Sorvete e afins.
Gente, só estou reforçando, plástico e microondas não combinam. E nesse caso então piora, não suportaria altas temperaturas e derreteria em pouco tempo.

10. Sacos de Papel
Nada de usar aqueles sacos marrons de padaria, segundo o Departamento de Agricultura americano eles podem provocar fogo, além disso emitem substâncias tóxicas quando vão ao microondas, pior ainda se tiver algum desenho, a tinta quando aquecida é veneno para o ser humano.

11. Água
Parece mentira, mas não é. A água entra em ebulição rapidamente e numa temperatura muito elevada, poderá “explodir”. Sugere-se colocar junto do recipiente com água, uma colher de madeira ou até mesmo um palitinho.

12. Ovos com Casca
Nem todos os alimentos podem ir ao forno microondas, como o ovo, se quiser fazer ovo cozido no microondas vai só fazer sujeira, a pressão causada pelo calor faz com que o ovo exploda! Para ele, existem vasilhas próprias para preparar sem a casca, mas são de plástico #vocêdecide.

13. Uvas
Elas explodirão ou pior, podem pegar fogo! E as passas vão soltar fumaça. Cuidado.

14. Pimentas
Qualquer material seco se colocado no microondas, pode pegar fogo. E no caso das pimentas, liberam substâncias voláteis que irritam a garganta e os olhos. Nada legal.

15. Cenouras
A cenoura possui pequenas doses de ferro, magnésio e selênio, ao aquecer no microondas se transformam em metais provocando faíscas.

16. Batatas com Casca
Para aquecer com casca, é necessário furá-las, para que não corram o risco de explodirem.

17. Tomate com Casca
Igualzinho as batatas.

18. Linguiça e Salsicha
Funciona da mesma forma que batatas e tomate. Uma outra ótima saída é embrulhar em papel toalha.

19. Molho vermelho sem tampa
Explodem e sujam todo o interior do microondas.

20. Cozimento de Carne
Deverá ser cozida de preferência em pedaços pequenos, para que não cozinhe apenas externamente. Se o meio dela ficar congelado, ou cru, poderá conter bactérias nocivas à nossa saúde.

21. Pães
Não fica nada bom no microondas, ficará borrachento e úmido, melhor mesmo é usar um forno elétrico, forno convencional ou torradeira. Se o pão estiver congelado, até rola se aventurar no microondas, mas deixe pouco tempo (10-20 segundos).

22. Sem nada
Ele acaba colocando suas ondas para ele mesmo, tipo autodestruição. CUIDADO! Risco de explosão.
Se tiver mais dúvidas, leia sempre as instruções e mantenha-as ao seu alcance para uma possível consulta.

Fonte: SOS Solteiros

Cadastre-se e receba conteúdos em seu e-mail

Compartilhe esse poste

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email