10 hábitos alimentares que aceleram o metabolismo

Confira dicas para manter o bom funcionamento do organismo e evitar o ganho de peso
Você provavelmente sabe que seu metabolismo vai ficando mais lento com o passar dos anos, o que favorece o aumento de peso ao longo da vida. Vários fatores contribuem para que seu motor de queima de gordura desacelere: níveis hormonais, perda de massa muscular e o estresse são apenas alguns deles. No entanto, estudos indicam que o ganho de peso da meia-idade não é inevitável e, com os hábitos certos, é possível controlar essas mudanças.
O primeiro passo é cuidar da alimentação e manter hábitos saudáveis. Você não deve, por exemplo, extrapolar cerca de 400 calorias em uma refeição principal. Esta quantidade será suficiente para mantê-la saciada e, de quebra, ajudar a emagrecer sem esforço.
Quer mais algumas dicas para manter seu metabolismo acelerado? Confira os itens abaixo e veja como ajustar sua alimentação para ajudar seu corpo a queimar a gordura indesejada.

1. Coma o suficiente

De fato, você deve cortar calorias para perder peso, mas é importante manter a medida. Ingerir alimentos “de menos” será um golpe ao seu metabolismo! Isto porque quando você come menos do que o necessário para suas funções biológicas básicas (cerca de 1.200 calorias para a maioria das mulheres), o corpo aperta o freio em seu metabolismo.
Além disso, ele passa a recorrer aos músculos para obter energia. Segundo a nutricionista Marina Donadi, o ideal é comer o suficiente para não sentir fome. “Além das refeições principais, é interessante fazer pequenos lanches entre as refeições principais, no meio da manhã e no meio da tarde. Comer a cada 3 ou 4 horas vai mantê-la sem fome e evitar excessos”, aconselha a nutricionista.

2. Consuma cafeína

A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e pode acelerar o seu metabolismo em 5 a 8%, o que significa a queima de cerca de 90 a 170 calorias por dia. Já um estudo japonês indica que uma xícara de chá pode acelerar seu metabolismo em até 12%. Os pesquisadores acreditam que a catequina, um fitonutriente antioxidante, é a responsável por promover este impulso.

3. Aposte nos alimentos integrais

Se quer acelerar seu metabolismo, aumente a ingestão de fibras. Para isto, troque pães e massas feitos com farinha branca pelas opções integrais e consuma mais legumes e frutas. Pesquisas mostram que algumas fibras podem aumentar seu metabolismo em até 30%, e estudos acreditam que mulheres que consomem mais fibras ganham menos peso ao longo do tempo.

4. Beba água fria

Pesquisadores alemães descobriram que beber seis copos de água fria por dia podem aumentar seu metabolismo em repouso, gastando cerca de 50 calorias a mais por dia – o suficiente para eliminar cerca de 5 quilos em um ano. Eles acreditam que isso acontece porque o organismo trabalha para aquecer a água à temperatura do corpo.

5. Prefira alimentos orgânicos

Pesquisadores canadenses acreditam que os pesticidas presentes nos alimentos podem interferir no processo de queima de energia. Por isso, sempre que puder, opte por alimentos orgânicos (já que os não-orgânicos tendem a conter pesticidas em níveis mais elevados).

6. Não deixe faltar proteínas

Certifique-se de que há uma fonte de proteína a cada refeição. Este nutriente é indispensável para seu corpo manter a massa muscular. Pesquisas mostram que a proteína pode aumentar a queima de calorias em até 35%. A nutricionista Marina Donadi sugere boas fontes de proteína para incluir em suas refeições: ovos, carnes magras (como peixe e peito de frango), nozes, queijo cottage, leite ou iogurte desnatado.

7. Não deixe faltar ferro

Alimentos ricos em ferro são essenciais para o transporte de oxigênio que seus músculos precisam para queimar gordura. Até a menopausa, as mulheres perdem ferro todos os meses por conta da menstruação. Se não reabastecer seus recursos, corre o risco de baixar o consumo de energia e diminuir o metabolismo. A nutricionista dá a dica: mariscos, carnes magras, feijões, cereais fortificados e espinafre são excelentes fontes de ferro.

8. De olho na vitamina D

A vitamina D é essencial para a preservação do tecido muscular, ajudando a acelerar o metabolismo. Mas um estudo mostrou que apenas 4% de americanos com mais de 50 anos conseguem o suficiente através de suas dietas. E o melhor: você pode conseguir a vitamina D apenas tomando alguns minutos de sol todos os dias! Boas fontes alimentares desta vitamina são: salmão, atum, camarão, tofu, cereais e ovos.

9. Não exagere na bebida alcoólica

Quando ingere bebidas alcoólicas, você queima menos gordura, já que o álcool é utilizado como combustível em seu lugar. É surpreendente: dois Martinis podem reduzir a capacidade de queima de gordura de seu corpo em até 73%.

10. Consuma laticínios

A deficiência de cálcio pode retardar o metabolismo. Além disso, uma pesquisa mostra que o consumo de cálcio através de alimentos lácteos também pode reduzir a absorção de gordura de outros alimentos. Ótimas fontes são leite e iogurte desnatados. Aposte!
Fonte: Dicas de Mulher

Cadastre-se e receba conteúdos em seu e-mail

Compartilhe esse poste