Conheça o composto lácteo – substituto do leite

A indústria alimentícia vem sempre procurando alternativas para facilitar o preparo de receitas, minimizar os gastos e otimizar os processos. Para a alegria dos produtores de alimentos, uma nova alternativa vem sendo encontrada no mercado: o composto lácteo.

O que é o composto lácteo?
Este ingrediente é considerado um substituto do leite de vaca para ser utilizado na elaboração de receitas caseiras ou de grande circulação. Suas características são semelhantes às do leite normal ou em pó.

Porque devo utilizar o composto lácteo?
A elaboração deste tipo de ingrediente alimentar vem sempre aliada a busca de benefícios e otimização na hora de preparar receitas. Vamos citar abaixo algumas vantagens de se utilizar o composto lácteo ao invés do leite comum em suas receitas.

Armazenamento
O composto lácteo é como um leite em pó e, por este motivo, é fácil de ser armazenado já que não precisa ser refrigerado e a embalagem ocupa menos espaço que as caixas ou vidros de leite. O leite comum é perecível e tem tempo de validade menor do que este composto.

Fácil Manuseio
Por ser um produto em pó, a sua utilização é muito simples. O estabelecimento de medidas padrão, em colheres ou gramas, permite que as receitas sejam mais fiéis quando executadas. Além disto é um produto que dilui facilmente na massa, deixando os movimentos de mistura mais suaves.

Menor Desperdício
Chega de abrir uma caixa de leite para usar somente 200 mL e perder o resto, que não pode ser guardado por muito tempo. Com o composto lácteo as quantidades utilizadas em cada receita são menores, já que o produto é mais concentrado, e pode ser armazenado por muito mais tempo, dentro ou fora da geladeira.

Padronização
Uma das maiores dificuldades de um produtor de alimentos para revenda é a padronização de suas receitas, especialmente porque alguns ingredientes nunca têm características nutricionais semelhantes. Isto acontece com o leite comum, que varia seu teor de gordura e lactose de acordo com o tipo de vaca, processo de extração e envasamento. Com o composto lácteo as suas receitas terão a garantia de quantidades padronizadas e semelhantes de leite, mantendo sempre o mesmo sabor e qualidade.

Produtos específicos para cada receita
Algumas marcas de compostos lácteos tem elaborado produtos específicos para receitas específicas. Desta maneira é possível encontrar este ingrediente para ser utilizado somente em receitas de panificação, em sorvetes ou em doces. A vantagem é que o composto lácteo varia sua composição nutricional (teor de lipídeos, açúcares e proteínas) de acordo com a característica de cada receita, facilitando a manipulação e elaboração de cada produto.

Redução de custos
Com menor desperdício, menor utilização de espaço, padronização de receitas e sem necessidade de refrigeração é bastante possível que você consiga reduzir custos na produção de seu alimento. Em alguns casos, dependendo da quantidade de leite em sua receita, a economia pode ser de até 50% para o seu estabelecimento.

Livre de gordura trans
Apesar de ser um produto industrializado, o perfil lipídico do composto lácteo é formado apenas por ácidos graxos provenientes do leite animal, sem a necessidade de utilizar algum tipo de gordura vegetal ou gorduras trans, que podem alterar a qualidade do sabor e os benefícios para a saúde.

Fonte: com informações Blog Novasafra

Cadastre-se e receba conteúdos em seu e-mail

Compartilhe esse poste

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email