Consumo de folhas verdes, frutas e leite previne diabetes gestacional

O diabetes gestacional é uma condição caracterizada por hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue), que é reconhecida pela primeira vez durante a gravidez. A condição ocorre em aproximadamente 4% de todas as gestações.

Qualquer mulher pode desenvolver diabetes gestacional, mas algumas mulheres estão em maior risco. Fatores de risco para o diabetes gestacional são:

– Idade superior a 25 anos
– Histórico familiar de diabetes
– Diabetes gestacional anterior
– Bebês de gestações anteriores que nasceram com mais de 4 kg
– Gestações anteriores com bebê natimorto inexplicável
– Tolerância à glicose diminuída ou glicemia de jejum alterada (níveis de açúcar no sangue altos, mas não o suficiente para ser diabetes)
– Aumento do líquido amniótico (uma condição chamada de polidrâmnio)
– Excesso de peso antes da gravidez
– Ganho excessivo de peso na gravidez
– Raças negra, hispânica, indígena ou asiática.

O controle do diabetes gestacional passa, primeiramente, pela redução do consumo de alimentos doces e bebidas com cafeína, além da prática de exercícios físicos.
Tendo como foco o controle alimentar, pesquisadores da India e Reino Unido conduziram um estudo, publicado em julho no Journal of Nutrition, com o objetivo de testar se o aumento no consumo de vegetais de folhas verdes, frutas e leite, antes da concepção e durante a gravidez, reduziria o risco de diabetes gestacional.

A pesquisa contou com a participação de 6513 mulheres, das quais 2291 ficaram gestantes. Os resultados mostraram uma redução significativa na ocorrência de diabetes gestacional em mulheres que aumentaram a ingestão de vegetais de folhas verdes, frutas e leite antes e durante a gestação. Essa redução manteve-se significativa mesmo após ajustes para a adiposidade pré-gestacional e gordura ou ganho de peso durante a gravidez.

Fonte: J. Nutr. July 1, 2016, vol. 146 no. 7 adaptado pela equipe Beba Mais Leite

Cadastre-se e receba conteúdos em seu e-mail

Compartilhe esse poste

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email