Leite com chocolate é o alimento dos atletas de alto desempenho

Segundo especialistas, para atletas de elite, que exigem muito de seus corpos, o leite com chocolate fornece um mistura de carboidratos e proteínas que ajudam na recuperação muscular e na redução das dores.

Um artigo publicado no Journal for Nutrition and Exercise Metabolism, avaliou nove ciclistas de enduro. Os pesquisadores observaram que os ciclistas que beberam leite com chocolate após exercícios intensos apresentaram, após uma recuperação de 4 horas e outra sequência ainda mais intensa de exercícios, um desempenho superior àquele dos ciclistas que receberam bebidas formuladas à base de carboidratos.

Em matéria da Runner’s Word, Leslie Bonci, especialista em nutrição esportiva diz que “existem 3 pontos extremamente importantes após uma corrida. Primeiro, você quer se reidratar. Em segundo lugar, você precisa repor o glicogênio ou o estoque de carboidratos que o organismo utilizou durante o exercício. Por último, você precisa de combustível para reconstruir as fibras musculares”, afirma.

O leite com chocolate pode ajudar nesses 3 pontos. Como um líquido, ele promove reidratação. Os carboidratos, presentes no chocolate, ajudam a repor o glicogênio. E as proteínas auxiliam na reconstrução e recuperação dos músculos após os exercícios. Em outras palavras, o leite com chocolate funciona muito bem, além de ser uma opção fácil.

Fontes:
International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 2006, 16, 78-91
The Washington Post, January 31, 2014
Runner’s Word, October 2, 2013,
Adaptado por Beba Mais Leite

Cadastre-se e receba conteúdos em seu e-mail

Compartilhe esse poste

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email