Leites vegetais não substituem o leite de vaca

Segundo o informe “La leche como vehículo de salud para la población” (O leite como veículo de saúde para a população), publicado pela Federación Española de Nutrición (FEN) e a Fundación Iberoamericana de Nutrición (FINUT), “o valor nutricional do leite é superior à soma de todos os seus componentes, o que se explica pelo perfeito equilíbrio entre os mesmos”.

Além disso, o leite é uma excelente fonte de cálcio, um mineral que o corpo necessita receber pela alimentação, para manter seu adequado desenvolvimento e saúde óssea. O aporte de cálcio é outro dos benefícios que colocam o leite em posição superior à de outros alimentos. O Dr. Manuel Díaz Curiel, presidente da Fundación Hispana de Osteoporosis y Enfermedades Metabólicas Óseas, da Espanha, explica que “para obter a mesma quantidade de cálcio presente em um copo de leite, é necessário ingerir grandes quantidades de outros alimentos, incluindo os chamados “leites vegetais”, que não apresentam os mesmos benefícios do leite, nem em relação ao teor de cálcio, muito menos na biodisponibilidade (absorção e utilização)”, explica ele.

Em termos de quantidade e qualidade, o leite oferece uma porcentagem muito alta de cálcio, como destacou Díaz, mas mais importante que isso é a capacidade de absorção do organismo do cálcio presente no leite em relação ao de outros alimentos com elevados teores deste mineral. Dados de pesquisa mostram que 32% do cálcio presente no leite é utilizado pelo organismo, esta porcentagem cai para 21% nas amêndoas e para 5% no espinafre, só para citar alguns exemplos.

Além dos benefícios sobre a saúde óssea e prevenção da osteoporose, o cálcio é necessário para regular o ritmo cardíaco, para a recepção e envio de sinais nervosos para os músculos, dentre outras funções.

Fonte: http://www.bebamaisleite.com.br/noticia/leites-vegetais-nao-substituem-o-leite-de-vaca

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