Os 8 benefícios do chocolate para a saúde

A nutricionistas Dra. Mariana Maciel e pedimos para ela nos passar uma lista de 8 benefícios do chocolate para a saúde. Confira!

  1. O cacau é rico em catequinas, um tipo de flavonóide que tem propriedades anti-inflamatórias e efeito protetor contra doenças cardiovasculares
  2. Alguns estudos mostram que essas mesmas catequinas e a cafeína também estão relacionadas com a modulação do gasto energético e diminuição da gordura abdominal.
  3. Numa pesquisa comparativa entre alimentos com propriedades funcionais, o chocolate foi o alimento que percentualmente promoveu mais efeitos positivos na saúde com melhora do perfil lipídico e menor oxidação do LDL colesterol, devido a ação dos flavonoides contidos nele.
  4. Os flavonóides contidos no cacau combatem a formação dos radicais livres no nosso organismo, estando por isso também relacionado ao combate do processo de envelhecimento.
  5. O chocolate em barra contém vitamina B12, uma vitamina difícil de ser obtida na alimentação de pessoas que consomem poucas fontes de proteína animal, como os ovo-lacto-vegetarianos. Vale lembrar que o achocolatado em pó também contem tal vitamina, mas por ser enriquecido dessa e de outras vitaminas. Note que é um enriquecimento. Outros alimentos também podem ser adicionados de B12 industrialmente.
  6. O chocolate é rico em gorduras e também por isso tem elevado valor energético. Por outro lado, as gorduras também podem ser interessantes: nos proporcionam sensação de saciedade por mais tempo. Melhor se associarmos ao chocolate as castanhas e nozes de qualquer tipo. Elas são fontes das gorduras do tipo ômega, aquelas que estão relacionadas á boa saúde do coração.
  7. O chocolate em barra também é boa fonte de Magnésio (uma barra de 30g fornece em média de 15 a 20% da recomendação de ingestão diária). O Magnésio está diretamente relacionado com a saúde óssea e também arterial.
  8. A cafeína e teobromina contidas no chocolate são potentes estimulantes, podendo nos dar aquele “impulso” que nos falta ás vezes.

Observação: os chocolates mais utilizados nos estudos contém no mínimo 50% de cacau ou pasta de cacau, chegando até a 70% de cacau, sendo estes os mais recomendados para o tratamento ou prevenção.
Observação 2: O chocolate branco é isento de massa de cacau, por isso, não possui as mesmas propriedades.
Observação 3: Diabéticos: o chocolate diet com alta concentração de cacau contém todas as substâncias responsáveis pelo efeito benéfico do chocolate tradicional (exceto a b12).
Observação 4: Intolerantes a lactose e leite: nas versões de chocolate com soja e alto teor de cacau, também encontrarão as mesmas propriedades (exceto a B12).
Fonte: Dr. Consulta

Cadastre-se e receba conteúdos em seu e-mail

Compartilhe esse poste

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email